Notícias do Dia

Começam dia 29/08/11 os cursos da Formação Continuada em Tecnologia aplicada a Educação dos Professores da Educação Infantil do munícipio de Ribeirão Preto.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Formação e função da professora de Ed. Infantil.

 R: A professora de Ed. Infantil deve ser uma profissional formada a nível superior com conhecimento em desenvolvimento humano, deve se especializar nas fases iniciais (0 a 5 anos) com foco na teoria de Piaget e Freud, assim como em biologia (genética) porque a maturação biológica é muito nítida nessa fase; além de ter conhecimentos em artes plásticas e contação de histórias; pois sua função deve ser a de "ajudar" o aluno a desenvolver a sua oralidade (fala), a sua coordenação motora (postura corporal como o andar, o correr, o pular, o engatinhar), a sua interação com o outro (e aqui incluo os portadores de necessidades especiais, pois acredito que se a criança for incluída na escola regular desde a Ed. Inf, sua aceitação será realizada de forma natural, transpondo os muros da escola), a desenhar (pois o desenho é a fase inicial da escrita), a criar à partir de histórias (trabalho com sucatas e outros materiais para encenar as histórias), a brincar com diferentes brincadeiras de várias regiões e países...
A função da professora de Ed. Inf não deve contemplar o início da alfabetização, isso deve ser próprio dos anos iniciais do Ens. Fundamental; enfim, acho que ainda estamos um pouco longe disso porque a escola de Ed. Inf. é vista como lugar para se deixar a criança para os responsáveis trabalharem ou como preparação para a alfabetização. Ainda não dão a importância devida para essa fase que é priomordial para as demais fases humanas.








 
 
 
 
 
 
 
Indicado por: Richelle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário