Este é um espaço para a troca de experiências pedagógicas vivenciadas na Educação Infantil, que contemplem as relações entre tecnologia e educação.
Notícias do Dia
Começam dia 29/08/11 os cursos da Formação Continuada em Tecnologia aplicada a Educação dos Professores da Educação Infantil do munícipio de Ribeirão Preto.
Olá pessoal,
O site da Turma da Mônica é bem interessante para nossas crianças.Muito bonito, organizado e com desafios adequados à educação infantil.
Sheila e Josiane - EMEI "Dep. João Sperandio"
Inicialmente o site é apresentado com nome de Educação Infantil.
Apresenta inicialmente jogos divididos por area de conhecimento e q estimula a criança a brincar e aprender.
O site do Art Attack é muito interessante, principalmente para nós professores; pois auxilia no trabalho com artes do qual podemos adaptar para todos os eixos de trabalho. Para as crianças é muito atrativo na parte lúdica, os vídeos chamam a atenção pelas cores vivas, carisma dos personagens e apresentador.
Vale a pena conferir! http://www.disney.com.br/disneyjunior/shows/artattack/index.html
Prof.(a): Richelle de Oliveira
EMEI Carmen Ap. de C. Ramos
Pessoal, gostamos muito de entrar na parte de jogos para colorir porque são personagens que fazem parte do cotidiano das crianças , o colorido è lindo e ajuda no manuseio do mouse.
É muito colorido e com vários jogos. Pode ser utilizado por crianças de todas as idades. Porém, os que vão usar melhor o conteúdo são as crianças das séries de alfabetização.
Paula / Marcela - Emei Roberto Afonso Pontes
O site abaixo possue alguns inconvenientes para o publico infantil, um deles é o fato dos jogos serem em inglês, mas apresenta temas bastante interessante ao publico infantil.
O site, apesar de ser comercial, tem jogos interessantes para as crianças.
O jogo das cores permite que a criança faça no computador o que fazemos em nossas salas, a descoberta das cores, à partir de misturas das cores primárias.
Sao dois sites bem diferenciados, o primeiro turma da monica e um site muito criativo, divertido, educativo excelente para trabalhar com a educaçao infantil.
O segundo papacaio e um site que tem algumas atividades interessantes mas nem tudo a criança tem acesso pois existe muita propaganda.http://www.1papacaio.com.br/ http://www.monica.com.br/index.htm
O site não oferece somente diversão. Após analisa-lo mais a fundo vi que ele também oferece his´tórias infantis, conhecimento sobre ecologia, e muitas outras coisas interessantes
www.cocorico.com.br
www.smartskida.com.br
Analizamos este dois sites gostamos pela linha que seguem de facil acesso para o professor e para as crianças.
Este site é bom, no entanto a atividade escolhida não é adequada à faixa etária dos meus alunos.
Recomendo este site aos professores com sala de aula de alfabetização.
Não tenho muito experiência em entrar nestes sites, começo agora a acessá-los. Pelo que vi deste site achei um pouco monótono. Eu acho que as crianças de hoje são muito dinâmicas e suas experiências com computadores e sites estão realmente presente em seu cotidiano- falo também de crianças de renda mais baixa. Eu trabalho em escola de periferia e muitas sabem e comentam que brincam na internet.
Voltando na análise, penso que as crianças facilmente enjoariam, eu não tenho informação a respeito das atualizações que os sites fazem, mas acho que deveriam apresentar mais opções, menos propaganda de produtos e ter uma linguagem mais simples e de fácil entendimento. Claro que é importante a ampliação do vocabulário mas uma coisa de cada vez e que pode ser separada como passatempos, jogos, acho que deveriam ter links com atividades também voltada para este de objetivo ( ampliação de vocabulário- podendo ter outro tema).Não acredito que exista site perfeitamente adaptado para as crianças mas existem ideias interessantes que com a ajuda do viver digital podemos criar em cima. Apenas sinto que preciso apenas exercitar mais o que foi ensinado nestes encontro.
Neste site, o aluno, além de poder escolher a história que deseja ouvir ele também interage, estabelecendo uma relação entre figuras e escritas. Suas figuras, são bem elaboradas, grandes ,chamando a atenção do aluno na hora de completar as frases. http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/ler-e-uma-brincadeira/
o site com atividades educativas, nos tráz uma variedade imensa de situações adequadas para utilização com nosso educando.Ele leva a criança a pensar, interagir, decidir. Desenvolve seu raciocínio lógico, sua criatividade ampliando seu conhecimento.
Encontramos diversas atividades que contemplam o desenvolvimento da linguagem oral e escrita na educação infantil. O site apresenta ainda, muitos estímulos audio-visuais despertando o interesse das crianças em todas as atividades propostas.
Este pode ser um recurso pedagógico funcional, se for aliado a aprendizagem em sala de aula.
Este site é muito bom(vestuário).a criança aprende a ser independente e aprender o que e onde usar certos tipos de roupa,só que não tem nenhuma explicação no início do que fazer,então a criança ficará sem saber ,deveria ter uma explicação e também a escrita é em Ingles o que dificultaria muito para uma criança de 0 a 3 anos e mesmo para uma criança que ainda não sabe falarIngles.
Uma dica seria modifica-lo para crianças dessa faixa etária.
o site é muito interessante, pois tem varias atividades para a criança, ensina tambem a fazer objetos, como uma pipa, mas ele é destinado para crianças ja alfabetizadas, ou em companhia de um adulto
Apesar de trazer o enunciado em português de Portugal, achei o site interessante, mas é necessário selecionar os jogos de acordo com as hipóteses de escrita dos alunos. As atividades são simples, de fácil compreensão e bem coloridas.Acredito que possa ser uma ferramenta de aprendizagem rica. Vale a pena dar uma olhada....O endereço é : http://clientes.netvisao.pt/mcharrao/jogoseducativos/
O site é interessante, trabalha vários conteúdos de forma lúdica. Porém, as instruções ficam restritas à leitura de um adulto ou uma criança já alfabetizada, restringindo a autonomia das crianças de Educação Infantil não alfabetizadas a utilizarem os sites sozinhas. Os objetos são atrativos, coloridos, e distribuídos de maneira de fácil compreensão. Ele também ensina a criança a fazer alguns objetos, como uma pipa.
Karina
O site é interessante, trabalha vários conteúdos de forma lúdica. Porém, as instruções ficam restritas à leitura de um adulto ou uma criança já alfabetizada, restringindo a autonomia das crianças de Educação Infantil não alfabetizadas a utilizarem os sites sozinhas. Alguns jogos também são possíveis apenas para crianças maiores, pois são mais complexos. Apesar disso, os objetos são atrativos, coloridos, e distribuídos de maneira de fácil compreensão.
O site visitado foi o site da turma da monica é um site muito interessante para educação infantil de facil acesso , que leva a criança a interagir de forma ludica atendendo o referencial curricular nacional linguagem facil , site bem organizado com uma conscistencia pedagogica muito boa facilitadora para o processo ensino aprendizagem ...
Este site oferece atividades educativas interessantes e lúdicas. Apesar disso, a sua navegabilidade necessita de auxílio do professor em determinadas atividades, principalmente aquelas em que estão em outras línguas.
No século XX, comprar um tênis era escolher por um bamba, conga ou kichute. Comprar uma biscoito era escolher entre o Maria, de Maizena e, em festa, o waffle. Controle Remoto? Coisa de família Jetson. Internet? Não existia. O tempo passou, muita coisa mudou, a tecnologia disparou e a Internet chegou. Clique aqui e saiba mais
Trabalho realizado pela profª Vilma com a Etapa I e colaboração das demais turmas e professoras da escola. Momentos mágicos de descoberta e aprendizagem sobre a natureza e a vida! Viva a mãe naturezaaaa!!
Video sobre a música "Criança não Trabalha"- Palavra Cantada.
Este trabalho foi produzido destacando a importância do brincar e estudar, para a formação da criança sem ferir seu direito a integridade fisica e moral.
Olá pessoal! Visitem o site http://www.epsiba.com/index.htm, cliquem em "Artículos" e cliquem no título "Alegria na Aprendizagem"; é muito bom! O próprio site tem artigos interessantes, tanto em português, quanto em castellano.
Há inscrições também para cursos à distância com material em português.
O Espacio Psicopedagógico de Buenos Aires (E.Psi.B.A) tem como diretora a Alicia Fernandez (referência na área de Psicopedagogia).
Vale a pena conhecer!
Um abraço.
Richelle - EMEI Carmen Ap. de C. Ramos
Na semana de 10 a 14 de outubro, haverá muitas atividades especiais em comemoração ao Dia da Criança. No dia 10, acontecerá uma Gincana com brincadeiras e competições inter-classes. Dentre elas, destacam-se:
boliche;
bola ao cesto;
arremesso de bola à distância;
bola ao túnel;
cabo de guerra.
Vale lembrar que essas atividades são muito importantes, pois a manipulação de um objeto (no caso a "bola") por parte das crianças permite o desenvolvimento motor, além de propiciar a cooperação entre elas. Auxiliam também no desenvolvimento de habilidades, como noção de espaço, tempo, direção, sentido, identificação e comparação de formas geométricas (bola, cículo, circunferência), contagem, comparção de quantidades e noção de adição.
Vai ser muito proveitoso! Abraço da Professora Denise!
Semana passada na quarta - feira comemoramos uma data importante no nosso país. Sete de setembro dia da independência do Brasil. Para quem gosta de saber sempre um pouco mais da história do nosso país indico a leitura dos livros , 1808 e 1822 do autor Laurentino Gomes .
R: A professora de Ed. Infantil deve ser uma profissional formada a nível superior com conhecimento em desenvolvimento humano, deve se especializar nas fases iniciais (0 a 5 anos) com foco na teoria de Piaget e Freud, assim como em biologia (genética) porque a maturação biológica é muito nítida nessa fase; além de ter conhecimentos em artes plásticas e contação de histórias; pois sua função deve ser a de "ajudar" o aluno a desenvolver a sua oralidade (fala), a sua coordenação motora (postura corporal como o andar, o correr, o pular, o engatinhar), a sua interação com o outro (e aqui incluo os portadores de necessidades especiais, pois acredito que se a criança for incluída na escola regular desde a Ed. Inf, sua aceitação será realizada de forma natural, transpondo os muros da escola), a desenhar (pois o desenho é a fase inicial da escrita), a criar à partir de histórias (trabalho com sucatas e outros materiais para encenar as histórias), a brincar com diferentes brincadeiras de várias regiões e países...
A função da professora de Ed. Inf não deve contemplar o início da alfabetização, isso deve ser próprio dos anos iniciais do Ens. Fundamental; enfim, acho que ainda estamos um pouco longe disso porque a escola de Ed. Inf. é vista como lugar para se deixar a criança para os responsáveis trabalharem ou como preparação para a alfabetização. Ainda não dão a importância devida para essa fase que é priomordial para as demais fases humanas.
"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder.
Então vamos começar a trabalhar essa conscientização, pois a natureza não faz nada em vão e tudo que acontece é consequencia dos nossos atos
Este é o momento de aprender novas ferramentas para aprimorar nossos conhecimentos e, principalmente, desenvolver nossas práticas que incentive o aluno na interação com novas tecnologias.
Quem não sente saudades das músicas infantis da Turma do Balão Mágico, do Trem da Alegria. Essa música me faz lembrar da minha infância e de tudo o que ela me proporcionou. Vamos recordar momentos felizes da nossa infância e o que ficou marcado, atravez de uma música, um filme, um desenho...
Professoras Pesquisam o livro "Pretinha de neve e os sete gigantes", é ótimo para trabalhar intertextualidade e a identidade da criança negra como personagem principal.
Nesta página, você confere tudo sobre o percurso que as crianças da creche e da pré-escola fazem para aprender a jogar e brincar e ideias para usar com a turma. Reportagens, vídeos, entrevistas com os melhores especialistas, jogos online e planos de aula fazem parte deste guia. Boa diversão!
Quer ver a foca
Ficar feliz?
É pôr uma bola
No seu nariz
Quer ver a foca
Bater palminha?
É dar a ela
Uma sardinha
Quer ver a foca
Comprar uma briga?
É espetar ela
Bem na barriga
Lá vai a foca
Toda arrumada
Dançar no circo
Pra garotada
Lá vai a foca
Subindo a escada
Depois descendo
Desengonçada
Quanto trabalha
A coitadinha
Pra garantir
Sua sardinha
"Viver ludicamente significa uma forma de intervenção no mundo, indica que não apenas estamos inseridos no mundo, mas, sobretudo, que somos parte desse conhecimento prático e que essas reflexões são as nossas ferramentas para exercermos um protagonismo lúdico e ativo.
O lúdico refere-se a uma dimensão humana que os sentimentos de liberdade de ação abrangem atividades despretensiosas, descontraídas e desobrigadas de toda e qualquer espácie de intecionalidade alheia, é livre de pressões e avaliações. Caillois (1986) afirma que o caráter gratuito presente na atividade lúdica é a características que mais a deixa desacretitada diante da sociedade moderna. Entretanto, enfatizar que é graças a essas características que o sujeito se entrega à atividade despreocupante.
Assim, o jogo, a brincadeira, o lazer enquanto atividades livres, gratuitas são protótipos daquilo que representa as atividades lúdicas, que se reduziram apenas em atividades infantis. Freinet (1998) denomina "práticas lúdicas fundamentais" como o não exercício específico de alguma atividade, pois, ele acredita que qualquer atividade pode se corrompida nas suas essências, dependendo do uso que se faz dela.
Na atividade lúdica o que importa não é apenas o produto da atividade, o que dela resulta, mas a própria ação, o momento vivido. Possibilita a quem a vivência, momentos de encontro consigo e com o outro, momentos de fantasia e de realidade, de resignificação e percepção, momentos de auto conhecimento e conhecimento do outro, de cuidar de si e olhar para o outro, momento de vida.
Uma aula com características lúdicas não precisa ter jogos ou brinquedos. o que traz ludicidade para a sala de aula é muito mais uma "atitude" lúdica do educador e dos educandos. Assumir essa postura implica sensibilidade, envolvimento, uma mudança interna, e não apenas externa, implica não somente uma mudança cognitiva, mas, principalmente, uma mudança afetiva. a ludicidade exige uma predisposição interna, o que não se adquire apenas com a aquisição de conceitos, de conhecimentos, embora estes sejam muito importantes. "
Por um lado, era preciso explicar as tecnologias, sobretudo as mais novas tecnologias de comunicação e informação, de uma forma que todos entendessem, mesmo aqueles que nunca chegaram perto do computador nem navegaram na internet. Parti da idéia de que o tema "Educação e tecnologias" deveria ser abordado de forma abrangente, simples e esclarecedora, mas sem deixar de apresentar e refletir sobre os grandes avanços que as tecnologias podem oferecer à educação.
Estamos trabalhando com o projeto "Pequenos cuidadores em ação verde", estamos desenvolvendo com as crianças atividades como palestras, plantio de horta, reciclagem do lixo, reaproveitamento do lixo com confecção de brinquedos recicláveis, economia de água dentre outros, e o discovery kids tem um material interessante nesse assunto, vejam...